Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sugestão de filme

Quatro Noites com Anna (Polônia, 2008)

Filme com poucos diálogos cuja construção narrativa confunde o espectador ao misturar lembranças do passado à situações do presente. Narra a história de uma obssessão amorosa de forma pouco convencional. Fotografia maravilhosa. Melhor filme da semana.

domingo, 29 de novembro de 2009

Vida de Índio



Durante a leitura de um livro de história fui surpreendida pela seguinte informação: até o ciclo do ouro, por volta de 1750, quando os bandeirantes desbravaram o Brasil e descobriram a região das minas, os habitantes do atual estado de São Paulo não falavam português mas sim o tupi-guarani. Ao invés, na região da atual Ouro Preto, dos 300.000 habitantes existentes na época, 250.000 eram escravos. Aprecio o estudo da história porque me faz refletir sobre meus antepassados e, consequentemente, sobre minhas origens. Enquanto em 1789 os franceses, sob a bandeira da Revolução, dedicavam o tempo às teorias filosóficas iluministas e assistiam ao surgimento dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, no Brasil, não existia ainda o conceito de nação nem, tampouco, o de povo livre. Porém, minha intenção não é criticar, julgar ou comparar. Cada povo tem uma origem, um próprio percurso e, portanto, uma história singular.
Assim, me sinto feliz, profundamente feliz, pela textura da minha pele, pela cor dos meus cabelos, pela forma dos meus olhos, pela cadência do meu sotaque, pela simplicidade do meu povo, pela minha herança multi-étnica com um tanto de sangue tupiniquim.
Um abraço,
Karina