Páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

Notícia de uma desaventura com um grupo de turistas japoneses em São Paulo. Fonte: Japanese Press


Um grupo de turistas japoneses foi abordado por dois mendigos na noite de ontem enquanto fotografava a Praça da Sé, centro da capital paulista. Munidos de suas câmeras fotográficas, tripés e bolsas com equipamentos anti-atômicos ainda não lançados no Brasil, os japoneses se aproximaram de um casal que dormia em frente à igreja a fim de pedirem para que tirassem uma foto do grupo. Assim que Hirokazu Koreeda entregou sua Nikon à moradora de rua, esta, após dois clicks, saiu correndo em direção ao Centro Cultural do Banco do Brasil e desceu a ladeira que conduz à 25 de Março.
Inconformados com a atitude dos indigentes, o responsável pela excursão ligou para a polícia a fim de registrar o ocorrido.
Infelizmente nem mesmo a polícia conseguiu encontrar o paradeiro dos ladrões. De volta ao Japão, o Senhor Koreeda concedeu uma entrevista ao Jornal  東京 ニュース (Tokio News) com o intuito de manifestar sua indignação. Ele disse: "Brasileiros não são confiáveis; pouco habituados à tecnologia, não são capazes de fotografar nem mesmo com a câmera no modo de operação automático. Além disso, são pessoas que nunca dizem não. Acham que podem improvisar, fazem as coisas de qualquer jeito e se não conseguem concluir suas tarefas simplesmente desaparecem sem deixar rastros. Com relação aos policiais brasileiros, ao invés de investigarem os fatos e encontrarem uma solução, lhe perguntam o que fazíamos naquele lugar e horário com equipamentos tão caros. Simplesmente não entendemos porque se comportam assim. Provavelmente porque os japoneses não são bem aceitos no Brasil.  Nunca mais volto a esse país".