Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fragmentos de pensamentos cotidianos


Algumas flores nascem e crescem no meio da merda e mesmo assim exalam um bom perfume.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Heranças


Em função de um mal entendido comecei a refletir sobre as motivações que levam algumas pessoas a se comportarem de maneira deselegante com os amigos. É óbvio que não se trata de generalizar, mas especificamente nesse caso, tudo me leva a crer que a falta da figura feminina na vida de uma mulher pode ser devastadora. Até mesmo pelo tempo de experiência clínica que tive - quando exercia a psicologia -, pude perceber que mulheres criadas no meio de homens - pais e irmãos abrutalhados - também se tornam mais abrutalhadas, rebeldes e agressivas e, com uma certa frequência, incapazes de manter relacionamentos estáveis com ambos os sexos. Assim, com o sexo oposto, a relação tende a ser marcada pela insegurança e, consequentemente, pelo ciúme, ao passo que as relações de amizade com o mesmo sexo parecem se caracterizar pela inveja e, de consequência, pela rivalidade.
Bom, quando alguém se comporta mal comigo, meu primeiro impulso é de esfregar merda na porta da pessoa que me sacaneou .... mas como eu trago em minha história de vida o exemplo e o afeto de grandes figuras femininas -, acabo desistindo da atuação e percebo o quanto as mães são importantes na formação do caráter e da subjetividade humana. Lembrem-se, porém, que estou falando de uma situação muito específica e não quero generalizar, já que toda regra possui exceção.
Nessas duas últimas semanas tenho pensado muito na minha avó e é por isso que postei sua foto. Minha mãe aprendeu com minha avó a ser meiga, doce e paciente, a manter o equilíbrio quando a situação pede tranquilidade - e isso não tem nada a ver com submissão!!! Assim, me sinto privilegiada por ter tido pessoas íntegras como referências em minha vida. Agradeço a pelo menos duas gerações de mulheres que souberam me preparar para a vida.
Espero que os homens não se sintam ofendidos, afinal, esse texto é endereçado. Além do mais, conheço homens que são mais femininos que muitas mulheres e, ao contrário, mulheres que são mais vulgares e descompostas que muitos homens. Na verdade, minha intenção era fazer uma pequena provocação a uma pessoa sem requinte e aproveitar a oportunidade para fazer uma homenagem à minha avó: mulher de um tempo em que a palavra valia mais que qualquer documento e a dignidade e o respeito ainda tinham valor e significado.