Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aposentadoria

Acho que aposentadoria deveria ser constitucional do ser humano. Me explico: penso que todos nós deveríamos nascer aposentados do mesmo modo que nascemos bípedes. Não concebo o trabalho como uma coisa natural mas como uma necessidade criada a partir de complexas relações sociais e mercadológicas. Particularmente, não acho que o trabalho enobreça o Homem; pelo contrário, o considero aviltante na maioria dos casos. Mas minha intenção não é fazer discurso de cerimônia para a inauguração de ONG ou para alguma espécie de instituição religiosa ou de caridade que preza o enaltecimento do espírito em detrimento dos prazeres da carne. Gostaria de deixar registrado o meu desejo de NÃO participar das relações trabalhistas vigentes no mundo capitalista. Portanto, abro mão do salário, das férias, do décimo terceiro, do fundo de garantia e do seguro desemprego. Só não abro mão da aposentadoria!!!!!!! Acrescento que não sou desempregada porque não estou procurando emprego. Por favor, não me chamem para nenhuma entrevista de trabalho, não mencionem meu Curriculum Vitae nem peçam minha referência para terceiros.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Antologia Visual - exposição realizada em Bebedouro, SP em janeiro de 2010


Título: MaquiaBélico


Título: Ad efemerum

Ad efemerum: aquilo ou o que se desgasta, que sofre ação do tempo, que não dura para sempre, que não é eterno, que morre.


Título: Imprevisões do Tempo



Título: Veneza



Título: Appenzell

Gostaria de agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização da exposição Antologia Visual e, em especial, ao amigo Francisco Bárbaro e sua equipe. Promover um evento requer tempo, dinheiro e principalmente pessoas capazes de trabalharem harmonicamente em conjunto. Apesar da maior parte do trabalho ter sido desenvolvido à distância, foi possível a realização do mesmo.
Aproveito o espaço do blog para reproduzir parcialmente Antologia Visual.



CONSIDERAÇÕES SOBRE MEU TRABALHO FOTOGRÁFICO



As fotografias aqui reunidas são o resultado de uma tentativa de aproximação entre a fotografia e a pintura com o intuito de devolver àquela a possibilidade do exercício de contemplação. Assim, procurei explorar objetos ou coisas que se encontram escondidos no cotidiano, que não se apresentam de maneira fácil e óbvia ao olhar, mas que requerem discernimento do mesmo. Afinal, o que se revela por trás da água, do vidro ou mesmo do espelho? Qual a textura de uma parede que sofreu as intempéries do tempo? Qual a cor da poeira sobra a ferrugem?
Com todos os recursos tecnológicos que temos à disposição, qualquer objeto pode ser capturado através da objetiva. Para que se torne fotografia, porém, é necessário mais que uma câmera: é imprescindível o olhar do artista.
Em Antologia Visual selecionei trabalhos cuja proposta consiste em trazer à tona o caráter contemplativo e ao mesmo tempo experimental da minha produção artística.



CONSIDERAÇÕES SOBRE MINHAS COLAGENS



As colagens aqui reunidas são o resultado do desdobramento de uma pesquisa realizada a partir de alguns conceitos-chave em arte contemporânea como, composição, apropriação e arte conceitual. Alguns questionamentos nortearam esse trabalho, por exemplo, quais os critérios adotados durante a execução de minhas colagens, como criar um trabalho genuinamente pessoal a partir de imagens já existentes e, ainda, qual a função do título dentro da minha proposta de trabalho.
Essa exposição apresenta colagens cujos elementos em comum residem no binômio:
- criação de uma linguagem pessoal a partir de imagens da História da Arte, do cinema, da publicidade, entrelaçadas a recortes de fotografia de minha própria autoria.
- construção de um título que se associe à colagem em uma relação de ambiguidade, ironia ou complementação.

Interessados em ver mais fotos de Karina Minto favor acessar http://www.flickr.com/photos/karinaminto/