Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

minha concepção de colagem

A técnica da colagem pressupõe antes de mais nada a seleção de imagens que se dá a partir do olhar: é este que captura o que será recortado. Colagem porém, não é necessariamente sinônimo de construção. Tal técnica inclui em seu desenvolvimento um exercício de desconstrução. Antes de colar, vem o recorte: exercício de paciência. Após um bom número de imagens que foram selecionadas e recortadas, tem início o processo de combinação entre os vários pedaços soltos sobre um fundo que servirá de suporte para a composição. Se por um lado a colagem pode ser considerada uma técnica relativamente simples, por outro, a composição final é resultante de um processo de rearranjos que exprime a singularidade do artista. Minhas produções muitas vezes são frutos de escolhas impensadas, de combinações que foram feitas e refeitas de várias maneiras, sem propósitos estabelecidos a priori. O resultado, contudo, se dá quando consigo fazer uma leitura da composição. Cada uma delas deve trazer consigo um encaixe que considero perfeito, levando em conta a harmonia entre os elementos. Assim, procuro não sobrecarregar a composição com acréscimos desnecessários. Acredito que meus esforços se dão no sentido de expressar o máximo com o mínimo.
Os trabalhos aqui expostos não refletem uma preocupação formal em atingir nenhum objetivo específico e, portanto, o trabalho de execução e elaboração das minhas colagens se dá de forma lúdica. Mais que um trabalho, a realização dessas colagens se vincula a momentos de prazer.

Um comentário:

  1. Jacy Aparecida Ferreira5 de maio de 2009 às 12:55

    Parabéns, minha querida, gostei da maneira clara e objetiva como vc se expressou ! È isso mesmo e basta dar em suas mãos de fada, alguns recortes para que em pouco tempo, tenhamos algo lindo, precioso e digno de ser guardado com muito amor e carinho, bjs.

    ResponderExcluir