Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Antologia Visual - exposição realizada em Bebedouro, SP em janeiro de 2010


Título: MaquiaBélico


Título: Ad efemerum

Ad efemerum: aquilo ou o que se desgasta, que sofre ação do tempo, que não dura para sempre, que não é eterno, que morre.


Título: Imprevisões do Tempo



Título: Veneza



Título: Appenzell

Gostaria de agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização da exposição Antologia Visual e, em especial, ao amigo Francisco Bárbaro e sua equipe. Promover um evento requer tempo, dinheiro e principalmente pessoas capazes de trabalharem harmonicamente em conjunto. Apesar da maior parte do trabalho ter sido desenvolvido à distância, foi possível a realização do mesmo.
Aproveito o espaço do blog para reproduzir parcialmente Antologia Visual.



CONSIDERAÇÕES SOBRE MEU TRABALHO FOTOGRÁFICO



As fotografias aqui reunidas são o resultado de uma tentativa de aproximação entre a fotografia e a pintura com o intuito de devolver àquela a possibilidade do exercício de contemplação. Assim, procurei explorar objetos ou coisas que se encontram escondidos no cotidiano, que não se apresentam de maneira fácil e óbvia ao olhar, mas que requerem discernimento do mesmo. Afinal, o que se revela por trás da água, do vidro ou mesmo do espelho? Qual a textura de uma parede que sofreu as intempéries do tempo? Qual a cor da poeira sobra a ferrugem?
Com todos os recursos tecnológicos que temos à disposição, qualquer objeto pode ser capturado através da objetiva. Para que se torne fotografia, porém, é necessário mais que uma câmera: é imprescindível o olhar do artista.
Em Antologia Visual selecionei trabalhos cuja proposta consiste em trazer à tona o caráter contemplativo e ao mesmo tempo experimental da minha produção artística.



CONSIDERAÇÕES SOBRE MINHAS COLAGENS



As colagens aqui reunidas são o resultado do desdobramento de uma pesquisa realizada a partir de alguns conceitos-chave em arte contemporânea como, composição, apropriação e arte conceitual. Alguns questionamentos nortearam esse trabalho, por exemplo, quais os critérios adotados durante a execução de minhas colagens, como criar um trabalho genuinamente pessoal a partir de imagens já existentes e, ainda, qual a função do título dentro da minha proposta de trabalho.
Essa exposição apresenta colagens cujos elementos em comum residem no binômio:
- criação de uma linguagem pessoal a partir de imagens da História da Arte, do cinema, da publicidade, entrelaçadas a recortes de fotografia de minha própria autoria.
- construção de um título que se associe à colagem em uma relação de ambiguidade, ironia ou complementação.

Interessados em ver mais fotos de Karina Minto favor acessar http://www.flickr.com/photos/karinaminto/

2 comentários:

  1. ANTOLOGIA VISUAL, para mim foi um sucesso, acompanhei td e só tenho que parabenizá-la, acho que as pessoas realmente gostaram muito do seu trabalho, outras exposições virão com certeza e acho que o sucesso se repetirá, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ei Karina, passei por aqui. Sou sua fá, adoro suas fotos e me inspiro em suas colagens. Parabéns e muito sucesso, amiga. CRISTINA FROES.

    ResponderExcluir